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Brasão da PUC-Rio

Projetos

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Vale da Gávea: Integração de Inovações Tecnológicas para a Implementação de um Hub de Captura de CO2 e Sustentabilidade no coração do Rio de Janeiro.

Objetivo: Criar um Hub de sustentabilidade no Vale da Gávea, utilizando tecnologias avançadas para capturar CO2, restaurar áreas de floresta degradada e monitorar as emissões em tempo real. Além disso, pretende-se envolver as comunidades locais em práticas sustentáveis e no mercado de crédito de carbono, com o intuito de promover melhorias significativas na qualidade de vida dessas comunidades.

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Descarbonização de motores marítimos com combustíveis alternativos

Objetivo: Avaliar e desenvolver quatro rotas tecnológicas distintas de combustíveis, de forma a buscar a redução das emissões de GEE e do consumo de combustíveis fósseis, assim como aumentar a eficiência dos motores de propulsão marítima com foco nas operações offshore. A ideia é que oprojeto possa contribuir para o processo de transição energética rumo a uma economia de baixo carbono, extremamente relevantes e impactantes para o atual cenário da indústria de O&G.

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Deterioração térmica e química de catalisadores veiculares com uso de gasolina e de etanol para as futuras fases do Proconve.

Objetivo: Investigar os efeitos do teor de enxofre da gasolina e do uso do etanol nas emissões de escapamento e na deterioração dos catalisadores veiculares das futuras fases L7 e L8 do Proconve, através da pesquisa e implantação de uma metodologia de teste acelerado de durabilidade com avaliação de emissões em bancada de testes de motores, além de avaliar o impacto do teor de enxofre da gasolina e a deterioração térmica do catalisador pelo etanol hidratado.

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Aumentando a eficiência da propulsão veicular por meio de hidrogênio gerado a bordo: do desenvolvimento de reformadores aos testes em sistemas de propulsão.

Objetivo: Avaliar os ganhos de desempenho e ambientais de motor de combustão interna (MCI) pela injeção de hidrogênio produzido a bordo. É previsto o desenvolvimento e a construção de uma bancada de testes para avaliar a eficiência de catalisadores para geração a bordo de hidrogênio por reforma a vapor utilizando etanol hidratado comercial. Este hidrogênio produzido será introduzido no motor de combustão interna através do sistema de recirculação de gases (EGR) para otimizar a combustão, diminuir o consumo de combustível e, por consequência, reduzir o impacto ambiental devido às emissões de poluentes.

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Uso de Hidrogênio no Transporte Pesado.

Objetivo: O objetivo do projeto foi avaliar a influência da utilização de hidrogênio na eficiência energética e na redução das emissões de um veículo comercial com motor a diesel cedido pelo parceiro Mercedes Benz. Foi verificada qual a quantidade de hidrogênio que pode ser utilizada em conjunto com combustível diesel, de forma que não exista a necessidade de serem feitas alterações mecânicas no motor. O projeto contribuiu para o processo de transição energética rumo a uma economia de baixo carbono, extremamente relevante e impactante para o atual cenário da indústria de óleo e gás.