Projetos

Vale da Gávea: Integração de Inovações Tecnológicas para a Implementação de um Hub de Captura de CO2 e Sustentabilidade no coração do Rio de Janeiro.
Objetivo: Criar um Hub de sustentabilidade no Vale da Gávea, utilizando tecnologias avançadas para capturar CO2, restaurar áreas de floresta degradada e monitorar as emissões em tempo real. Além disso, pretende-se envolver as comunidades locais em práticas sustentáveis e no mercado de crédito de carbono, com o intuito de promover melhorias significativas na qualidade de vida dessas comunidades.
Descarbonização de motores marítimos com combustíveis alternativos
Objetivo: Avaliar e desenvolver quatro rotas tecnológicas distintas de combustíveis, de forma a buscar a redução das emissões de GEE e do consumo de combustíveis fósseis, assim como aumentar a eficiência dos motores de propulsão marítima com foco nas operações offshore. A ideia é que oprojeto possa contribuir para o processo de transição energética rumo a uma economia de baixo carbono, extremamente relevantes e impactantes para o atual cenário da indústria de O&G.
Deterioração térmica e química de catalisadores veiculares com uso de gasolina e de etanol para as futuras fases do Proconve.
Objetivo: Investigar os efeitos do teor de enxofre da gasolina e do uso do etanol nas emissões de escapamento e na deterioração dos catalisadores veiculares das futuras fases L7 e L8 do Proconve, através da pesquisa e implantação de uma metodologia de teste acelerado de durabilidade com avaliação de emissões em bancada de testes de motores, além de avaliar o impacto do teor de enxofre da gasolina e a deterioração térmica do catalisador pelo etanol hidratado.
Aumentando a eficiência da propulsão veicular por meio de hidrogênio gerado a bordo: do desenvolvimento de reformadores aos testes em sistemas de propulsão.
Objetivo: Avaliar os ganhos de desempenho e ambientais de motor de combustão interna (MCI) pela injeção de hidrogênio produzido a bordo. É previsto o desenvolvimento e a construção de uma bancada de testes para avaliar a eficiência de catalisadores para geração a bordo de hidrogênio por reforma a vapor utilizando etanol hidratado comercial. Este hidrogênio produzido será introduzido no motor de combustão interna através do sistema de recirculação de gases (EGR) para otimizar a combustão, diminuir o consumo de combustível e, por consequência, reduzir o impacto ambiental devido às emissões de poluentes.